Explorando o Ramal do Estádio Nacional: Um Olhar sobre as Estações e Apeadeiros
O Ramal do Estádio Nacional, uma pequena linha ferroviária em Portugal, tem uma história fascinante que merece ser contada. Este ramal ligava a estação da Cruz Quebrada, na Linha de Cascais, ao Estádio Nacional do Jamor. Inaugurado em 16 de junho de 1944, apenas seis dias após a abertura do estádio, o ramal foi criado para facilitar o acesso ao estádio em dias de grandes eventos desportivos.
Nota aos Leitores: Este artigo contém uma lista das estações para sua referência. Clique no nome de cada estação para aumentar o seu conhecimento. Além disso, incluímos informações históricas e curiosidades sobre cada local para tornar sua leitura ainda mais interessante.
A estação terminal do ramal situava-se onde hoje se encontra a Piscina Olímpica do Jamor. Durante os seus anos de operação, o ramal era utilizado principalmente em ocasiões especiais, com comboios partindo do Cais do Sodré antes dos eventos e retornando após o seu término.
Infelizmente, na década de 1980, o ramal caiu em desuso e foi oficialmente desativado em 1985, após um incidente de sabotagem que danificou a linha. Hoje, o traçado do antigo ramal ainda pode ser visto em alguns pontos, servindo como um lembrete da importância histórica desta ligação ferroviária para o desporto português.
Comentários
Enviar um comentário