Avançar para o conteúdo principal

Locotrator

  O locotrator ferroviário é uma peça fundamental no universo dos Caminhos de Ferro. 

Locotrator (veículo amarelo) a rebocar locomotiva Série 2600 e as Carruagens Arco CP 

   Trata-se de uma unidade motora que é utilizada principalmente em vias de manobra. estações e parques de material. Este veículo é projetado para operar sobre carris e geralmente é acionado por um motor térmico ou elétrico.

 Embora possuísse uma potência considerada fraca ou média, o locotrator é otimizado para fornecer um alto esforço de tração no início da partida, permitindo que veículos pesados​​possam ser movidos com eficiência.


 Nota aos Leitores:  Este artigo contém uma lista de todas as séries dos Locotratores em Portugal no final da página para sua referência. Não deixe de conferir para aumentar o seu conhecimento.


Os locotratores são conhecidos pela sua capacidade de gerar um torque elevado, apesar de serem restritos a baixas velocidades. Eles possuem rodas motrizes de pequeno diâmetro, específicas para o trabalho que as influenciam. Em Portugal, por exemplo, existem várias séries de locotratores, como as Séries 1000, 1020, 1050, 1100 e 1150, cada uma com as suas especificações e aplicações dentro das operações ferroviárias .

  Esses veículos são essenciais para a manutenção e operação eficiente dos trilhos, pois permitem a realização de manobras e posicionamento de material rodante de forma ágil e segura. O locotrator é, portanto, uma ferramenta necessária para garantir que os trens possam ser montados, desmontados e reparados conforme necessário, mantendo o fluxo constante e eficaz do transporte ferroviário.

  Carregue no número de série do locotrator para mais informações 

Locotratores:

Série 1000Série 1020Série 1050Série 1100Série 1150

Comentários